Fale conosco através do formulário abaixo:







    * campos obrigatórios.

[22-05-2009]

Duplicação da BR 101: sonho adiado

Desde 2006 o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina constatou que até o final de 2008, prazo estipulado inicialmente pelo DNIT, a duplicação do trecho sul da BR 101 não estaria concluída. Ao passarmos agora pela rodovia verificamos que nossa estimativa realmente estava correta, pois dos 248 km da BR no estado apenas 104 estão duplicados e liberados. Com relação as obras de arte (passarelas, viadutos, pontes, túneis) menos de 40% estão concluídas. Este números representam, além de um sonho adiado, o atraso de mais de 30 anos desta obra de suma importância, que vem prejudicando o desenvolvimento de Santa Catarina, o incremento das exportações ao Mercosul e a ampliação do turismo internacional, sem mencionar as inúmeras vidas e esperanças perdidas na estrada.


Devido a complexidade do projeto, que envolve questões ambientais, sociais, culturais, indígenas, técnicas, econômicas e políticas, é natural que não se consiga andar mais depressa, porém no ritmo de trabalho atual acredito que nem em 2012 a duplicação estará 100% concluída. Vários fatores vem adiando esse sonho, como problemas nos processos licitatórios, dificuldades financeiras dos consórcios vencedores que apresentaram deságios que chegaram em média a 33%, desligamento de algumas construtoras por não cumprir prazo estipulado pelo DNIT, as obras dos túneis do Morro dos Cavalos, que ainda estão em fase de elaboração dos projetos, entre outros que prejudicam o andamento das obras. Cabe ainda ressaltar que trafegar pelo trecho sul da BR 101 tem exigido paciência e muita atenção dos motoristas. Falta de acostamento, buracos na pista e desvios sem sinalização são alguns dos problemas que encontramos na rodovia, causando grandes transtornos e acidentes aos que trafegam pelo trecho.


Aproveito para lembrar que o CREA-SC vem fiscalizando mensalmente o andamento das obras e relatando as irregularidades, além de ter participado das lutas que a sociedade empreendeu nos últimos 10 anos para que a duplicação se realizasse, elaborando, juntamente com o Sindicato dos Engenheiros, a Ordem dos Advogados do Brasil e outras entidades, o projeto BR 101 Sul Pela Vida – Duplicação Já.


Estaremos sempre atentos, por meio de nossas atividades rotineiras de fiscalização ou dos projetos em parceria com órgãos e entidades - a exemplo do relatório elaborado pela FIESC e Saporiti Engenharia sobre as condições da BR 101 apresentado esta semana (21.05), prestando sempre nosso apoio para que este sonho possa fazer parte o mais rápido possível do dia a dia dos catarinenses.

 

 

Eng. Agr. Raul Zucatto
- Presidente do CREA-SC

CREA-SC - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina

Atendimento ao público

PRESENCIAL das 09h as 17h.

TELEFÔNICO das 08h as 18h.

Telefone: (48) 3331-2000 | Fax: (48) 3331-2119 | E-mail: crea-sc@crea-sc.org.br

CNPJ: 82.511.643.0001-64

Rodovia Admar Gonzaga, 2125 - Caixa Postal: 125 - CEP: 88034-001
Itacorubi - Florianópolis (SC)
Desenvolvido por: Agência Hive