Fale conosco através do formulário abaixo:







    * campos obrigatórios.

[09-06-2017]

Confira os finalistas do 1º Concurso Engenheiro Cervejeiro do CREA-SC

O CREA-SC promoveu, sob a coordenação da Câmara Especializada de Engenharia Química – CEEQ, o 1º Concurso Engenheiro Cervejeiro para selecionar a melhor cerveja produzida pelos estudantes dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Agronomia das universidades catarinenses cadastradas no Conselho. Ao todo 30 equipes de diferentes cidades de Santa Catarina se inscreveram, sendo que 23 cumpriram os requisitos publicados no edital do concurso e tiveram seus trabalhos avaliados.
 

A avaliação aconteceu no último sábado, dia 3, com análise dos relatórios técnicos e das amostras das cervejas concorrentes. As fichas de avaliação com ‘feedback’ dos especialistas e o certificado serão enviados a todos os participantes. “Importante destacar que os avaliadores ficaram impressionados positivamente com o trabalho dos alunos, desde a qualidade das cervejas produzidas aos relatórios elaborados. Todas 23 equipes estão de parabéns”, afirmou a assessora técnica da CEEQ, Eng. Quím. Fernanda Meybom Machado.

 

No entanto, 5 equipes tiveram grande destaque nos trabalhos apresentados, tanto na cerveja quanto no relatório técnico, demonstrando conhecimento e aprendizado no processo de fabricação de cerveja. A equipe vencedora será divulgada na cerimônia de premiação que acontece sexta-feira, dia 09/06 às 17h, durante a reunião plenária do CREA-SC.

 

 

A divulgação dos finalistas acontece exatamente na data em que se comemora o dia da Cerveja Brasileira, em homenagem ao cervejeiro catarinense Rupprecht Loeffler, que faria aniversário hoje. O “Seu Lefra”, como era conhecido, faleceu aos 93 anos em fevereiro de 2011 e trabalhava na Cervejaria Canoinhense, na cidade de Canoinhas, sendo o mais antigo mestre-cervejeiro em atuação no país. Fundada em 1908 por Otto Loeffler, a cervejaria faz sucesso com receitas secretas há quase cinco gerações, sendo considerada a cervejaria artesanal mais antiga do país.

 

 

 

Veja os finalistas em ordem aleatória:  

      

Equipe

Universidade

Professor(A)

Alunos

Cerveja

115

UNIARP -Universidade Alto Vale Do Rio Do Peixe – Agronomia - Caçador

Angela Cristina Paviani

 

Alex Sandro Cavalheiro Amaral

Cicero Jose Moreira De Oliveira

Weiss

45

Universidade do Oeste De Santa Catarina-UNOESC – Engenharia De Alimentos - São Miguel Do Oeste

Eliane Maria De Carli

 

Geovane Carlos Moreira

Mickaela Andressa Herbert

 

Stout

42

UNESC – Engenharia Química – Criciúma

Antonio Cleber Gonçalves Junior

Suellen Marinela Pereira Onguene

Afonso Bonga Machado

Porter

38

UFSC – Eng. Química E De Eng. Alimentos - Florianópolis

Débora De Oliveira

João Luiz Mendes Lima Moretto

Suzi Anne Timmermann

Imperial Stout

31

Faculdade Satc – Engenharia Química - Criciúma

Carolina Resmini Melo Marques

Schaiane Langer Junkes

Daniel Dassoler

Stout

 

CALENDÁRIO DO CONCURSO:

·         02/05/2017 Início do prazo para recepção das amostras
·         19/05/2017 Término do prazo para recepção das amostras
·         03/06/2017 Avaliação das amostras
·         05/06/2017 Divulgação dos finalistas
·         09/06/2017 Divulgação dos resultados
·         12/06/2017 Início do envio das súmulas de avaliação e certificados


 

SAIBA MAIS SOBRE O CONCURSO

Santa Catarina figura entre os principais produtores de cervejas do país, ocupando o 3º lugar e registrando um importante mercado de trabalho para os engenheiros. Atento a esse mercado, o CREA-SC, sob a coordenação da Câmara Especializada de Engenharia Química, lançou o 1º Concurso Engenheiro Cervejeiro, uma competição para escolha da melhor cerveja produzida pelos estudantes dos cursos de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Agronomia das universidades catarinenses e que estejam cadastrados no Conselho. Além da cerveja, os alunos deverão elaborar relatório técnico com todas as etapas do processo de produção para avaliação da Comissão Organizadora.


RELAÇÃO DOS JURADOS

 

Camila Utech

Bacharel em Direito e Gastronomia. Técnica Mestre Cervejeira pela Escola Superior de Cerveja e Malte, Blumenau. Colunista no Jornal Página 3 Balneário Camboriú – Cultura Cervejeira. Cervejeira caseira desde 2014. Gerente de Marketing da Cervejaria Sunset Brew

 

 

Eli Junior 

Sommelier de Cervejas. Supervisor na Cervejaria Hemmer&39;s Bier. Professor Doemens Akademie/ Escola Superior de Cerveja e Malte. Juiz em concursos cervejeiros como Acerva, Concurso Brasileiro de Cerveja, Concurso Mestre Cervejeiro Eisenbahn, Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland.

 

 

José Eduardo Lobato de Siqueira

Engenheiro Civil pela Universidade da Amazônia. Mestre em Engenharia Civil pela UFSC. Sommelier de Cervejas pelo Instituto Science of Beer. Sócio-proprietário da Loja Mestre-Cervejeiro.com Florianópolis. Especialista em harmonização com cerveja pela Escola Superior de Cerveja e Malte.

 

Cláudio Luís Ebert

Formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na área de eletrônica de potência, é professor no IFSC desde 1997. Sommelier de Cervejas formado pela ABS desde 2012. Juiz de cervejas membro do BJCP (Beer Judge Certification Program) desde 2012. Cervejeiro caseiro desde 2010. Sócio-proprietário da Cervejaria Kairós. Tem diversos cursos na área de fabricação e análise de cervejas, é instrutor e palestrante em treinamentos de análise sensorial, participa como juiz de diversos concursos de cervejas e é professor da disciplina de Gestão Sensorial na Escola Superior de Cerveja e Malte.

 

Larissa Bunese Juk,

Sommelier de cervejas formada na Escola Superior de Cerveja e Malte, chancelado pela Doemens Akademy. Com curso de especialização em harmonização com cerveja e pós graduanda em Tecnologia Cervejeira. Cervejeira caseira, participou de diversos festivais cervejeiros como sommelier em diversas micro cervejarias catarinenses. Idealizou e guiou vários jantares harmonizados e que julgou o Concurso da Acerva Catarinense 2016. Trabalhou como sommelier na área comercial da cervejaria Kairós e hoje exerce essa mesma função na Ambev. 

Juliana Koerich Laureano

Catarinense nascida em Florianópolis. Sommelier de Cerveja e Mestre em Estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil. Décima colocada no IV Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja e classificada para o Campeonato Mundial de Sommelier de Cerveja (5th World Cup of Beersommeliers, Munique, setembro de 2017). Fundadora da Barley’s Angels Santa Catarina, entidade que promove eventos de educação cervejeira para mulheres.

 

Alfredo Brites

Sommelier formado pelo Science of Beer. Trabalhou durante 4 anos á frente do Restaurante/Bar Books&Beers , onde deu inúmeros treinamentos no conhecido "papodequarta ". Durante 2 anos ficou comandando o canal Books&Beers on script. Um dos fundadores do projeto "EU BEBO CERVEJA LOCAL ". Jurado do concurso de cervejas do Beer King 2015. Jurado do concurso de cervejas da Armada Cervejeira 2016.

 

Rafael Maciel Strapazzon

Economista formado pela UFSC e Master of Business Administration em Gerenciamento de Projeto pela FGV. Foi diretor financeiro da ACERVA-SC no ano de 2015 ajudando a promover concursos para cervejeiros caseiros e também com várias premiações em concursos de cerveja caseira no Brasil. Sócio proprietário da Armada Cervejeira e proprietário da Strappa Live Kombucha, é juiz BCJP e Sommelier de Cerveja pelo ICB/ABS.

 

Gabriela Muller

Farmacêutica-bioquímica, mestre em Biotecnologia, doutora em Bioquímica e Pós-doutora em Biotecnologia. Cervejeira caseira desde 2011. Já atuou na avaliação de diversos concursos cervejeiros. Proprietária da empresa Levteck Tecnologia Viva. 

 

 

 

 

 

 

PERGUNTAS E RESPOSTAS


A cerveja pode ser produzida numa cervejaria?

Não. Os alunos devem produzir a cerveja em casa (equipamentos de produção caseira) ou no laboratório da universidade.


O estilo pode ser alterado?

Sim, porém apenas uma única vez.


Como será a inscrição?

A inscrição será online no site do CREA-SC, um link específico, a partir do dia das 10 horas do dia 27/03.

Não há limite de inscrições, porém cada aluno pode se inscrever uma única vez.

Para se inscrever o aluno deve preencher o formulário com todas as informações solicitadas.

Só serão válidas as inscrições que cumprirem as regras do Edital.

Após o envio da inscrição o aluno receberá um e-mail com as informações que foram registradas.

Informações e dúvidas: engenheirocervejeiro@gmail.com


Cursos que ainda não estão cadastrados poderão solicitar cadastramento?

Sim, mesmo não havendo a primeira turma de formados, recomendamos que seja encaminhada a documentação que já está disponível do curso e solicitar o cadastramento conforme a seguir: http://www.crea-sc.org.br/portal/index.php?cmd=guia-manuais-formularios-detalhe&id=20


Qual o valor da taxa de inscrição?

A inscrição é gratuita.


Como devem ser entregue as cervejas?

As cervejas deverão ser enviadas para a sede do CREA-SC, endereço: Rodovia Admar Gonzaga, 2125 - Itacorubi - Florianópolis/SC CEP: 88034- 001, aos cuidados de Fernanda Meybom Machado - Assessora Técnica do CREA-SC.

Embalar bem as cervejas, a responsabilidade do transporte da cerveja é da equipe inscrita.

Todas as garrafas devem estar identificadas.


Além da cerveja, o que mais precisa ser enviado?

Comprovante de matrícula do(s) aluno(s) e Relatório Técnico.


É obrigado dois alunos na equipe?

Não, pode ser apenas 1 aluno mas deve ser indicado o professor responsável.


Como será avaliada a cerveja?

A cerveja será avaliada conforme estilo indicado pela equipe, obedecendo aos critérios do BJCP e as regras do Edital 1º Concurso Engenheiro Cervejeiro.


Qualquer um pode se inscrever?

Não, somente Estudantes regularmente matriculados nos cursos registrados no CREA-SC de Engenharia Química, Engenharia de Alimentos e Agronomia do estado de Santa Catarina.


É obrigatória a produção da cerveja dentro da Universidade?

Não precisa ser na universidade. Muitos cursos ainda não dispõem de espaço para fazê-lo, portanto é uma recomendação apenas.


O que é considerado “caldeira cheia”?

Volume de caldeira cheia é o volume total no começo da etapa de fervura.


CREA-SC - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina

Atendimento ao público

PRESENCIAL das 09h as 17h.

TELEFÔNICO das 08h as 18h.

Telefone: (48) 3331-2000 | Fax: (48) 3331-2119 | E-mail: crea-sc@crea-sc.org.br

CNPJ: 82.511.643.0001-64

Rodovia Admar Gonzaga, 2125 - Caixa Postal: 125 - CEP: 88034-001
Itacorubi - Florianópolis (SC)
Desenvolvido por: Agência Hive