Fale conosco através do formulário abaixo:







    * campos obrigatórios.

[11-08-2017]

Embraer: tecnologia em estado de arte

 

Tecnologia made in Brazil no Desenvolvimento de Aeronaves: esse foi o tema abordado pelo engenheiro naval Neimar Rogério Berti Vasconcellos em sua palestra sobre Tecnologia Aeronáutica ministrada na 74ª Soea nesta quarta-feira (9). Neimar tem mestrado científico em Engenharia Mecânica e Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e é gerente sênior de Engenharia Aeronáutica do Programa KC-390 da Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, conhecida internacionalmente como um conglomerado transnacional brasileiro fabricante de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares.

A apresentação do engenheiro da Embraer confirmou a relevância da empresa para a aeronáutica brasileira. Hoje a fabricante é reconhecida em mais de 70 países e responsável por atender mais de 100 companhias aéreas da aviação comercial, tendo produzido cerca de 1.700 aeronaves do segmento.

No campo da aviação executiva já são mais de 1000 aeronaves entregues e a qualidade no fornecimento de aviões para as Forças Armadas e para o agronegócio é motivo de orgulho nacional.

 

Segundo o palestrante, a Embraer pratica há décadas o desenvolvimento sustentável. Uma das ações que mais visam à produção de energia limpa envolve parcerias inovadoras na fabricação de biocombustível. Milhares de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento permeiam o dia a dia da empresa e as verbas destinadas a novos estudos chegam às centenas de milhões de reais. A empresa já registrou mais de trezentas patentes e ganhou vários prêmios de inovação.

Voluntários atuam em programas educacionais e sociais e seu Código de Ética respeita o Pacto Global da ONU. Neimar dedicou atenção especial ao programa que gerencia na empresa – a fabricação do KC-390, o maior avião já fabricado no Brasil. Seus diferenciais competitivos de melhor mobilidade, robustez, flexibilidade e manutenção o elevam à categoria de “tecnologia no estado da arte”, pronto a carregar mais em velocidades maiores, pousar em qualquer tipo de pista e condição ambiental, e atuar em causas humanitárias e emergenciais, como no combate a incêndios florestais e em ações de busca e resgate. A engenharia brasileira agradece e a imagem do Brasil sobe com a Embraer.

 

Intercâmbio

 

Representante de empresa responsável pela produção, venda e manutenção de aeronaves no Brasil (Helibras), Breno Moreira Machado ministrou a palestra “Engenharia de asas rotativas no Brasil”. Criada em 1978, a Helibras possui um corpo de engenharia com 72 engenheiros especialista na área, com uma linha de produção otimizada para receber até 16 aeronaves simultaneamente. Seu programa de transparência de tecnologia traz para o país conhecimentos em engenharia e processos de produção. A empresa emprega mais de cem técnicos capacitados para atender todos os modelos operados no país.

A delegação catarinense que participa da SOEA é formada por cerca de 120 profissionais incluindo diretores, conselheiros, membros dirigentes do Programa CREAjr e colaboradores. A participação tem o apoio institucional e financeiro da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais e do Confea.

 

 

Equipe de Comunicação do Confea/Crea e Mútua


CREA-SC - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina

Atendimento ao público

PRESENCIAL das 09h as 17h.

TELEFÔNICO das 08h as 18h.

Telefone: (48) 3331-2000 | Fax: (48) 3331-2119 | E-mail: crea-sc@crea-sc.org.br

CNPJ: 82.511.643.0001-64

Rodovia Admar Gonzaga, 2125 - Caixa Postal: 125 - CEP: 88034-001
Itacorubi - Florianópolis (SC)
Desenvolvido por: Agência Hive