Fale conosco através do formulário abaixo:







    * campos obrigatórios.

[09-10-2017]

Transferência de carga da Ponte Hercílio Luz é agendada para as 23h de hoje

O início da nova operação de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz está agendado para 23h desta segunda-feira, 9, confirmou o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) após reunião pela manhã com equipes técnicas de órgãos estaduais e municipais, na sede da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE). A reunião contou com a participação do governador Raimundo Colombo e do presidente do CREA-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier.

“Com o parecer favorável dos técnicos, estamos avançando para mais uma fase importante na noite desta segunda-feira. É um momento muito desafiador, decisivo, mas estamos com toda tecnologia necessária e com uma equipe muito preparada”, afirmou Colombo. O governador aproveitou a reunião para agradecer o apoio e a participação da ACE em diferentes etapas da restauração da ponte.

 

O início da nova operação estava previsto para a sexta-feira, 6, mas foi adiado diante das condições meteorológicas adversas. Para o trabalho de transferência, a condição ideal é que a velocidade dos ventos não supere os 40km/h. As condições previstas para esta segunda estão favoráveis, informou a equipe da Defesa Civil.

O presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, informa que a operação começa às 23h e segue pela madrugada, período em que será proibida a navegação abaixo do vão central. Pelo previsto no Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, agora não será necessário fechar o trânsito para veículos nas rodovias abaixo da ponte, nem providenciar o deslocamento de moradores da região.

A transferência de carga

A nova operação de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz dá continuidade ao trabalho iniciado em fevereiro deste ano, quando foram transferidos inicialmente cerca de 20% da carga da ponte (com deslocamento de cerca de 10 centímetros) entre a noite do dia 11 e a madrugada do dia 12 de fevereiro. O procedimento é necessário para que o peso da obra original seja depositado gradativamente na estrutura provisória construída abaixo da ponte exclusivamente para a realização da restauração. Agora os 80% restantes serão transferidos ao longo de quatro novas operações, realizadas sempre à noite, para evitar influências térmicas.

A primeira delas está programada para a noite desta segunda-feira e as outras três serão realizadas em seguida, mas não necessariamente em dias consecutivos. A previsão é concluir tudo dentro de 15 dias. Em cada operação, ocorrerá um novo deslocamento de cerca de 10 centímetros da estrutura da ponte, até completar um total de 40 centímetros. Após cada novo deslocamento concluído, será realizado um completo trabalho monitoramento antes de liberar a operação seguinte. Junto ao procedimento de fevereiro, o deslocamento completo após as quatro novas operações somará 50 centímetros.

 

Fonte: www.sc.gov.br

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

 


CREA-SC - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina

Atendimento ao público

PRESENCIAL das 09h as 17h.

TELEFÔNICO das 08h as 18h.

Telefone: (48) 3331-2000 | Fax: (48) 3331-2119 | E-mail: crea-sc@crea-sc.org.br

CNPJ: 82.511.643.0001-64

Rodovia Admar Gonzaga, 2125 - Caixa Postal: 125 - CEP: 88034-001
Itacorubi - Florianópolis (SC)
Desenvolvido por: Agência Hive