Fale conosco através do formulário abaixo:







    * campos obrigatórios.

[17-04-2018]

Segurança do trabalho: Abril Verde debate o tema

A saúde e a segurança do trabalhador, temas integrados à rotina do Sistema Confea/Crea por meio da atuação das câmaras especializadas de Engenharia de Segurança do Trabalho dos Creas e das entidades da área, são o foco da campanha Abril Verde, do Ministério Público do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho. 


data refere-se ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril. No país, a Lei nº 11.121/2005 registra a adesão. A partir deste ano, o Sistema aderirá à campanha institucional promovida pelos dois órgãos, promovendo iniciativas relacionadas com o assunto. “Conversamos sobre a segurança do trabalho com o ministro do Trabalho, Helton Yomura, durante o Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea. Ele se mostrou bastante receptivo à nossa campanha para a inserção da Engenharia de Segurança do Trabalho na Comissão Tripartite de Saúde e Segurança do Trabalho e acredito que, da nossa parte, também poderemos contribuir muito mais para a prevenção aos acidentes de trabalho”, diz o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger. Ele considera ainda que há um longo caminho em relação à segurança nos meios de ambiente de trabalho do país. “Nossos números melhoraram nas últimas décadas, mas ainda temos muito a avançar”. 

Iniciativas 
A Organização Mundial do Trabalho (OIT) estima que dois milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo, ou seja, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho. Já o número de acidentes fatais no trabalho é de 321 mil/ano. A OIT coloca o país como o quarto colocado no ranking mundial de acidentes fatais no trabalho. No Brasil, são cerca de quatro mil mortes por ano em decorrência de acidentes de trabalho. Nos últimos 44 anos, houve mais de 39 milhões e 600 mil acidentes no país, que incapacitaram permanentemente cerca de 592 mil pessoas e vitimaram mais de 161 mil pessoas/ano em média no país.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea


CREA-SC - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina

Atendimento ao público

PRESENCIAL das 09h as 17h.

TELEFÔNICO das 08h as 18h.

Telefone: (48) 3331-2000 | Fax: (48) 3331-2119 | E-mail: crea-sc@crea-sc.org.br

CNPJ: 82.511.643.0001-64

Rodovia Admar Gonzaga, 2125 - Caixa Postal: 125 - CEP: 88034-001
Itacorubi - Florianópolis (SC)
Desenvolvido por: Agência Hive