Fale conosco através do formulário abaixo:







    * campos obrigatórios.

[28-08-2018]

3º Encontro das Comissões de Meio Ambiente debate assunto na 75ª SOEA

 
 
Divulgar os trabalhos já existentes nas comissões de meio ambiente estaduais e incentivar a criação destas comissões em todos os regionais do sistema foram os objetivos principais do 3º Encontro das Comissões de Meio Ambiente, realizado dia 23.08 durante a 75ª SOEA, com a participação do Coordenador da Comissão de Meio Ambiente do CREA-SC, e integrante da Comissão Temática de Estudos Socioambientais do Confea (CTESA), Eng. Ambiental Rafael Cristiano Wolter. 
 
A ideia de reunir representantes de comissões de todo o país foi a de criar procedimentos, para os diversos tipos de empreendimentos a serem fiscalizados. “Precisamos fazer com que as diversas comissões regionais falem a mesma língua”, iniciou o coordenador da reunião, Rafael Irineu, que está à frente da Comissão de Meio Ambiente do Crea-SP. “Precisa haver um critério técnico para essa avaliação. E os inspetores precisam de treinamentos”, explicou, ao lembrar que a fiscalização ambiental é multidisciplinar, pois envolve todas as áreas da engenharia.
Presente à reunião, o coordenador da CTESA, conselheiro federal Daniel Salati, orientou os integrantes das comissões estaduais a passarem por todas as câmaras especializadas de seus Creas e indicarem o que exatamente deve ser fiscalizado, do ponto de vista ambiental, em cada modalidade da engenharia.
 
 
O conselheiro Rafael Wolter ressaltou a importância de os Creas atuarem próximos aos conselhos e entidades estaduais ligadas ao assunto. Ele defende que a criação de comissões de meio ambiente regionais seria uma forma de alcançar essa premissa. “Quem sabe, futuramente, com maior representatividade dos Creas por meio das comissões, possamos ter mais credibilidade junto à sociedade, às entidades e aos conselhos estaduais e municipais no que tange a questões ambientais”.
 
Segundo Wolter, muitos impasses relacionados ao meio ambiente são decididos por vias judiciais, quando poderiam (e deveriam) ser resolvidos de maneira técnica, por profissionais da área. “Cada estado possui realidades e situações distintas. Porém, é de grande importância termos posicionamento e entendimento alinhados”, completou.
 
O conselheiro informou que o Confea, através da CTESA tem como objetivo elaborar um manual de fiscalização na área ambiental, envolvendo todas as modalidades do sistema que atuam no assunto.
 
Fonte: Equipe de Comunicação da 75ª Soea
Fotos: ART Imagem Fotografia
 


CREA-SC - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina

Atendimento ao público

PRESENCIAL das 09h as 17h.

TELEFÔNICO das 08h as 18h.

Telefone: (48) 3331-2000 | Fax: (48) 3331-2119 | E-mail: crea-sc@crea-sc.org.br

CNPJ: 82.511.643.0001-64

Rodovia Admar Gonzaga, 2125 - Caixa Postal: 125 - CEP: 88034-001
Itacorubi - Florianópolis (SC)
Desenvolvido por: Agência Hive