Fale conosco através do formulário abaixo:







    * campos obrigatórios.

[10-10-2018]

Cidade para Pessoas - Artigo do presidente Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann

Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann
Presidente do CREA-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina)

 

Acessibilidade é um tema recorrente e cada vez mais tem conquistado espaço dentro da engenharia, sobretudo quando é debatido junto com o planejamento das cidades. O 5ª Seminário de Acessibilidade do CREA-SC colocou em pauta justamente esta temática, tendo como proposição o reordenamento do espaço urbano com o foco nas pessoas.

Durante muito tempo as cidades se desenvolveram em função da logística do transporte tendo como prioridade as malhas viárias. De forma geral, as administrações privilegiaram os sistemas e infraestruturas de tráfego.

O fato é que ao criar políticas públicas de uso do solo, deve-se priorizar tanto a mobilidade quanto a acessibilidade. Sendo as necessidades de deslocamentos intrínsecas ao dia a dia da população, deve-se garantir a mobilidade de forma segura, eficiente e, sobretudo, com acessibilidade universal.

De maneira simples, a mobilidade compreende a facilidade de deslocamentos de pessoas e bens dentro de um espaço urbano e a acessibilidade o acesso da população para realizar tais atividades.

O conceito de acessibilidade não está limitado somente às pessoas que apresentam algum tipo de limitação de movimento, mas também as que não possuem acesso ou apresentam restrições às infraestruturas urbanas seja no sistema viário, seja nos espaços públicos.

O CREA-SC tem desenvolvido ações importantes visando minimizar tais impactos. Uma delas é o termo de cooperação técnica com o Ministério Público de SC, renovado em 2016, com o objetivo de assegurar o cumprimento das normas de acessibilidade nos passeios e edificações públicas e de uso coletivo do estado.

Desde então, o Conselho vêm, dentro de suas possibilidades, disponibilizando colaboradores para auxiliar o MP na avaliação das edificações públicas, gerando informações referentes à acessibilidade no que diz respeito às formas de acesso, às áreas de circulação interna e externa dos prédios, sanitários e sinalizações visual e tátil dos locais.

Recentemente lançamos a 4ª edição da Cartilha de Acessibilidade, durante a 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, em Maceió. A publicação estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quanto ao projeto, construção, instalação e adaptação do meio urbano e rural e de edificações às condições de acessibilidade.

 


CREA-SC - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina

Atendimento ao público

PRESENCIAL das 09h as 17h.

TELEFÔNICO das 08h as 18h.

Telefone: (48) 3331-2000 | Fax: (48) 3331-2119 | E-mail: crea-sc@crea-sc.org.br

CNPJ: 82.511.643.0001-64

Rodovia Admar Gonzaga, 2125 - Caixa Postal: 125 - CEP: 88034-001
Itacorubi - Florianópolis (SC)
Desenvolvido por: Agência Hive